A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, classificou a reforma tributária como uma “bala de prata” para a economia brasileira e o novo arcabouço fiscal, como uma “bala de bronze”.
Nesta terça-feira (4), ela participou de audiência no grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que trata da reforma tributária e tratou a mudança no sistema de tributos como “a única bala de prata que nós temos para que possamos sair dessa triste realidade”.
“O arcabouço fiscal é uma bala de bronze, que resolve um problema interno, de finanças. Um problema de credibilidade do governo, não gastar mais do que arrecada, não virar o ano de 2024 com déficit fiscal. Esse é um dever de casa que nós temos que fazer dentro do Executivo. [...] Mas a verdadeira bala de prata é a reforma tributária”, disse.
Tebet afirmou que secretários de sua pasta estão, nesta terça (4), encaminhando o texto do arcabouço para a equipe do Ministério da Fazenda. “O projeto é do ministro Haddad e nós só estamos auxiliando”, apontou.
Segundo a ministra, a nova regra fiscal deve ajudar a reduzir a taxa básica de juros e a fazer o Produto Interno Bruto (PIB) voltar a crescer.
Sobre a reforma tributária, Tebet manifestou apoio à proposta de criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com uma alíquota para impostos federais e outra para estaduais e municipais.
Olhem com cuidado a questão dos Estados federados e muito cuidado com a tentativa de trazer um imposto único em um momento em que a gente ainda não resolveu os conflitos federativos", afirmou, sobre a possibilidade de uma IVA único.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes