O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou um pedido de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para que vá à Comissão de Educação do Senado explicar o atraso de mais de 24 horas na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 

As notas deveriam ser publicadas na última terça-feira (30), mas o resultado só foi conhecido na quarta-feira (31), o que provocou reclamações de estudantes de todo o país.

O requerimento também pede que seja convocada a secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Pires. Caso seja aprovado o documento, eles serão obrigados a comparecer. O pedido pode entrar em pauta a partir da semana que vem, quando retornam os trabalhos do Poder Legislativo. 

“Além dos problemas operacionais rotineiros, o atraso na comunicação oficial e a falta de clareza sobre as causas e as providências a serem adotadas pelo Ministério da Educação em relação aos efeitos desta instabilidade, sobretudo com relação ao calendário dos demais programas, demanda o comparecimento do Ministro de Estado da Educação, para que esclareça como o MEC está solucionando os impactos causados pela instabilidade havida no resultado do SISU de 2024”, diz o requerimento.

Alessandro Vieira também quer que Camilo Santana e Denise Pires esclareçam como o MEC está atuando para evitar os “frequentes problemas sistêmicos notados nos processos seletivos do SISU, PROUNI e FIES”.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o país. A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência. Também leva em conta o perfil socioeconômico dos candidatos para que seja cumprida a Lei de Cotas.