Os senadores da cúpula da CPI da Covid-19 fizeram nova visita ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (28). Desta vez, o relatório foi entregue ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux. 

Estiveram no gabinete de Fux os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), presidente e vice da comissão, respectivamente. Humberto Costa (PT-PE) também estava na reunião. A conversa com Fux "foi para registrar agradecimento ao ministro", disseram os senadores.

O documento final da CPI indicia 78 pessoas e 2 empresas. Além do indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por atos e omissões na pandemia, também estão na lista ministros de Estado e membros do parlamento.   

Mais cedo, os parlamentares fizeram reuniões no Tribunal de Contas da União (TCU) e também na Procuradoria da República no Distrito Federal. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, o TCU vai apurar as denúncias relacionadas às empresas VTCLog e Precisa Medicamentos. Também poderá dar seguimento nas denúncias de fraude nos contratos em hospitais federais do Rio de Janeiro.

A procuradoria no DF ficará com a análise dos pedidos que envolvam atos de improbidade administrativa e corrupção praticados por pessoas físicas e jurídicas em primeira instância. Os senadores citaram como exemplo o caso do coronel Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde; do ex-diretor de Logística da pasta Roberto Dias; e do senador Flávio Bolsonaro.

Ontem os senadores começaram a peregrinação por Brasília e entregaram o relatório nas mãos do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e do ministro do STF, Alexandre de Moraes.  

A ideia dos parlamentares é fatiar as competências com as procuradorias nos estados para a investigação dos indiciados. A agenda deve se espalhar pelo país. Eles pretendem fazer uma reunião em São Paulo já em novembro para saber como será o prosseguimento das ações no Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado na Holanda. Isso porque foram atribuídos crimes contra a humanidade ao presidente da República.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.