BRASÍLIA - Oito senadores do PT, PL e de partidos do Centrão embarcam para os Estados Unidos em missão oficial na última semana do mês para discutir o tarifaço de Donald Trump no Congresso norte-americano. 

O Senado confirmou nesta quinta-feira (17/7) quem são os membros da comissão temporária que se encarregará da missão. A presença do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e do líder da bancada do PT, Rogério Carvalho (SE), indicam o apoio do Palácio do Planalto à atuação da comissão.

Também integram o grupo, nomes que compõem a oposição, entre eles, os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a comissão, e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Os outros senadores que integrarão a missão oficial que acontecerá em Washington são: Carlos Viana (Podemos-MG), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). A escolha dos parlamentares ainda confere um caráter suprapartidário à viagem, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho. 

O intuito da missão, segundo argumento do grupo, é abrir diálogo com parlamentares norte-americanos. Os senadores justificam que a ida aos Estados Unidos é necessária para fortalecer as relações entre os países e abordar os impactos das barreiras tarifárias na economia brasileira. 

A presença da senadora Tereza Cristina na missão inclui a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesse ambiente de negociações. Ex-ministra da Agricultura na gestão de Jair Bolsonaro (PL), a senadora defende a aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica para proteção do mercado brasileiro. Foi ela quem relatou a matéria quando a proposta esteve em discussão no Senado Federal.