Congresso

'Só Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu', diz Godoy sobre caso do MEC

Ministro da Educação participou de audiência na Câmara nesta terça-feira (05)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 05 de julho de 2022 | 19:14
 
 
 
normal

O ministro da Educação, Victor Godoy, desviou das acusações da suposta existência de um gabinete paralelo no ministério, e afirmou que "só Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu" na pasta. 

“Minha relação com o ministro sempre foi de cordialidade, de respeito profissional. Espero que ele esclareça tudo o que aconteceu. Só o ex-ministro Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu”, disse.

Questionado pelos parlamentares, o ministro afirmou que não sabia da circulação de pastores no ministério. 

Os pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura são acusados de comandarem um gabinete paralelo no MEC, com consentimento do então ministro Milton Ribeiro. 

A solicitação de presença do ministro foi feita pelo parlamentar Ivan Valente (Psol-SP). 

Escândalo do MEC

A convocação de Godoy ocorreu após a divulgação de ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal, nas quais Milton Ribeiro contou a uma de suas filhas que recebeu o alerta do presidente Bolsonaro de possível operação de busca e apreensão da PF.

No dia 22 de junho, Ribeiro foi de fato preso pela PF em Santos (SP), mas foi solto na tarde de 23 de junho, junto aos pastores Moura e Santos, e outros suspeitos que foram presos.

Diante das interceptações, no dia 24 de junho, a Justiça Federal em Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e devolveu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação.

No pedido, os procuradores apontaram "indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações". No STF, a relatora será a ministra Cármen Lúcia. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!