A maioria dos membros da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) rejeitou, na tarde desta quarta-feira (29), um requerimento para que a Casa formulasse manifestação de apoio ao escritor Olavo de Carvalho “por suas importantes contribuições” ao país. O pedido havia sido feito pelo deputado Coronel Sandro (PSL).
Os deputados Marquinho Lemos (PT), Mauro Tramonte (PRB) e Bosco (Avante), que presidia a sessão do colegiado, foram contrários ao requerimento. O único voto favorável foi da deputada Ione Pinheiro (DEM).
Veja o vídeo:
Olavo de Carvalho é uma espécie de “guru” do governo de Jair Bolsonaro e protagoniza discussões acaloradas, por meio de redes sociais, com pessoas contrárias ao presidente e até mesmo com servidores do próprio Executivo. A mais recente delas, que contou com o uso de palavras de baixo calão, foi com membros da ala militar da União.
O escritor, a quem deputado Coronel Sandro chamou de “pensador brasileiro” no requerimento, também não é unanimidade entre os apoiadores de Bolsonaro. Mas ele conta com apoio dos filhos do presidente, por exemplo, e exerce influência em algumas áreas do governo, como a de educação.