A ex-presidente Dilma Roussef (PT), que velou a mãe em uma casa funerária na região centro-sul de Belo Horizonte durante a manhã deste domingo (14), pediu a figuras nacionais do partido que não viessem à capital. Havia uma expectativa sobre a presença de políticos como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann. 

A informação foi dada pelo vereador Arnaldo Godoy, presidente da sigla em Belo Horizonte. "Eu conversei com ela, ela falou com a Gleisi que não carecia de vir, o Haddad. Ela quer mais pessoas de Belo Horizonte, ela pediu para essas pessoas nacionais, como Gilberto Carvalho, e até o Patrus Ananias, que é de Belo Horizonte, mas não está aqui, ela falou que não precisa de vir e que não se afobem", disse Godoy. 

Segundo o vereador, a ex-presidente estava tranquila durante o velório. "Ela está tranquila, ficou feliz com a presença dos amigos, Pimentel, Paula (Rousseff, filha da ex-presidente), amigas de infância do colégio Estadual Central, ficou feliz com as presenças. Não está triste porque a mãe estava bastante adoentada", contou.

O presidente do PT em Belo Horizonte disse que Dilma desembarcou de Londres na manhã deste domingo para despedir da mãe. "Ela fez questão de vir, como uma filha carinhosa que é. Embora não pareça, a Dilma é muito carinhosa, afetuosa. Assim que ela me recebeu me abraçou fortemente, é uma mulher muito carinhosa e uma filha que sempre esteve com a mãe, mesmo na presidência, sempre tinha um tempo pra mãe dela", declarou.

Além de Arnaldo Godoy, compareceram ao local figuras como o ex-governador Fernando Pimentel, os deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correia, a presidente da sigla estadual Cida de Jesus,  a ex-ministra Eleonora Menicucci, além de pessoas ligadas ao partido.

Morte

Dilma Jane Coimbra da Silva morreu na manhã desse sábado (13) aos 95 anos em Belo Horizonte por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ela sofria de uma série de problemas de saúde, como alzheimer e embolia pulmonar.

Dilma Jane morou com a filha no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília, quando Dilma assumiu o cargo, em 2011. Por causa dos problemas de saúde, a mãe não soube do impeachment da filha, em 2016.

Ao transferir o título de eleitor para Minas Gerais, em 2018, a ex-presidente justificou que um dos motivos era a necessidade de acompanhar a mãe, que precisava de cuidados especiais por conta de problemas de saúde. Meses depois a petista foi candidata ao Senado, mas foi derrotada nas urnas.

Professora, Dilma Jane nasceu em 1924 em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Ela foi casada com o imigrante búlgaro Pétar Russév. Além da ex-presidente, ela teve outros dois filhos: Igor Rousseff e Zana Lúcia Rousseff, que faleceu em 1976 aos 26 anos.