A vereadora Duda Salabert (PDT), mais votada da história de Belo Horizonte, relatou um caso de transfobia na tarde desta segunda-feira (25) enquanto tentava fazer a sobrancelha em um salão de beleza no Shopping Cidade, região central de Belo Horizonte. Segundo ela, a atendente disse que "não atendia homens" no estabelecimento. 

De acordo com o relato da parlamentar, ela estava no centro de compras quando chegou ao único salão do shopping. "Vim a um salão no Shopping Cidade e pedi para fazer a sobrancelha. Aí a atendente disse que só atende público feminino. Falei 'então, minha sobrancelha é público feminino'. Aí ela disse que não atende homem. Eu disse que sou uma pessoa transexual. Ela disse que não iria me atender", contou.

 

A vereadora relatou que levaria o caso até a gerência do shopping e classificou a situação como "terrível". Embora o shopping só tenha um salão, Duda preferiu não citar a empresa nominalmente. Interlocutores ouvidos alegaram que a opção da vereadora foi para que a situação não impactasse de forma generalizada na loja.

Procurada, a assessoria do Shopping Cidade repudiou a prática discriminatória e reforçou a preocupação no combate a todo e qualquer tipo de preconceito. "Diante da denúncia recebida, a equipe da administração do Shopping Cidade acolheu prontamente a cliente Duda Salabert e assumiu o compromisso em apurar e atuar na conscientização deste e de outros lojistas para evitar que a situação se repita. Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos", diz a nota.

A reportagem tentou contato com o salão, mas não teve as ligações atendidas e as mensagens respondidas. Segundo apuração, a vereadora exigiu um pedido de desculpa formal da proprietária do estabelecimento, o que aconteceu ainda durante a tarde.

Por meio da assessoria, Duda Salabert afirmou que não irá se manifestar, mas que avalia se vai ou não processar o estabelecimento.