Eleições

Eduardo Costa confirma convite para ser vice de Zema: 'propenso a topar'

Jornalista disse que conversas políticas e entendimentos ainda ocorrem para concretizar a parceria

Por Lucas Henrique Gomes e Pedro Augusto Figueireido
Publicado em 20 de junho de 2022 | 07:37
 
 
 
normal

O jornalista Eduardo Costa usou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (20) para confirmar o conteúdo da coluna Aparte do jornal O TEMPO desse domingo (19) de que ele foi convidado para ser vice-governador na chapa de Romeu Zema (Novo) nas eleições deste ano. O jornalista disse que está propenso a aceitar o desafio, mas que ainda depende de conversas políticas e entendimentos.

"Foi só um convite, isso demanda uma série de conversas e entendimentos para ver se vai ou não. Em princípio, eu disse que vou pensar, pegar com Deus e pensar", explicou.

O jornalista disse que é verdade que disse anteriormente que nunca mexeria com política, mas ponderou agora que não deseja é fazer carreira na vida política "até porque nem tem idade para isso". Eduardo Costa afirmou que já preparava uma pausa na carreira de jornalista por entender que já cumpriu seu ciclo na profissão. "Se estou com saúde, parando no jornalismo e tenho chance de ajudar o cidadão que ao meu ver está ajudando o Estado, estou propenso a topar o desafio, mas no momento estou confuso tal como os senhores e as senhoras", declarou.

Costa disse precisa tocar a vida enquanto "isso se concretiza" e se caso isso ocorrer, dará suas explicações mais detalhadas aos seus seguidores.

 

 

Convite

O TEMPO apurou que o convite a Eduardo Costa partiu do ex-secretário geral de Estado, Mateus Simões (Novo).

O próprio Simões pode ser o vice de Zema, mas o nome dele tem enfrentado resistência na base aliada do governador porque significa que Zema disputaria a reeleição em uma chapa pura do Partido Novo.

Eduardo Costa, por sua vez, está filiado ao Cidadania. Caso decida aceitar o convite há um nó partidário a ser desatado: o partido forma uma federação com o PSDB, que tem como pré-candidato ao governo de Minas o ex-deputado Marcus Pestana.

Pelas regras da federação, os dois partidos precisam se comportar como se fossem um só. Assim, seria necessário o PSDB abrir mão da candidatura de Pestana e passar a apoiar Zema para que o jornalista possa ser o vice na chapa do governador. 

Além de Mateus Simões e Eduardo Costa, o deputado federal Marcelo Aro (PP) também é cotado para ser o vice de Zema. Ele tem o apoio de partidos como o Podemos, Solidariedade, Agir e PMN.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!