Eduardo Ribeiro

Eduardo Ribeiro, presidente do Partido Novo, critica Zema por reajuste

Ele sustenta que recomposição nem sequer deveria ter sido proposta, mas rechaça desfiliação do governador

Por Da Redação
Publicado em 13 de março de 2020 | 09:30
 
 
 
normal

Apesar de o governador Romeu Zema (Novo) ter reforçado as posições do Partido Novo na gestão estadual, o novo presidente do partido, Eduardo Ribeiro fez críticas ao chefe do Executivo mineiro. Ele disse não concordar com o reajuste concedido ao funcionalismo público e destacou que continuará em uma batalha judicial para derrubar a medida.

"Entendo que, inicialmente, o aumento nem deveria ter sido proposto. Também defendo que o veto deveria ser total. Mas o veto parcial é uma opção política dele. Nós, enquanto gestão partidária, não temos ingerência sobre as decisões políticas do governador. Paralelo a isso, entramos com uma ação declaratória de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer com que todos os Estados, incluindo Minas Gerais, passem a incluir inativos e pensionistas no balanço final [da folha de pessoal] para ficar de acordo com a Lei da Responsabilidade Fiscal. Fizemos pensando na saúde fiscal de todos estados e municípios", disse Eduardo Ribeiro em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo".
Ele evitou críticas à decisão do vice-governador, Paulo Brant de sair do partido e rejeitou a hipótese de Zema seguir o mesmo caminho.
"Nós não fomos ainda notificados oficialmente (da saída de Brant). Entendo como uma decisão pessoal dele e que a gente respeita. Entendo que zelar pelo nosso programa partidário e nos mantermos fiéis aos nossos princípios e valores é uma das nossas principais virtudes", afirmou.
"Sabíamos desde o começo que o desafio em Minas Gerais seria colossal e que enfrentaríamos inúmeras dificuldades ao longo do caminho. Qualquer possibilidade de saída do Zema nunca foi objeto de discussão", completou.
Eduardo Ribeiro substituirá João Amoêdo no comando do partido. O antigo presidnete deixou o cargo na semana passada.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!