BRASÍLIA — O Ministério das Relações Exteriores brasileiro reprovou os ataques e os bombardeios de Israel contra o Irã, que ocorreram entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado, e disse ver com preocupação a escalada das tensões entre os países no Oriente Médio. Repetindo declarações anteriores, o Itamaraty reforçou o pedido por um cessar-fogo na região e afirmou manter contato com os brasileiros que estão no Irã.
“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, diz a nota publicada nesta manhã pelo Ministério das Relações Exteriores.
As forças israelenses bombardearam a capital do Irã, Teerã, neste sábado, e autoridades da região calculam que dois soldados iranianos morreram na operação. Os ataques de Israel tiveram como alvo três bases militares. Essa não é a única frente de guerra do exército de Benjamin Netanyahu no Oriente Médio.
Os israelenses também atacam a Palestina há um ano sem interrupções em resposta a um ato terrorista do grupo extremista Hamas. O conflito também se expandiu em direção ao Líbano, onde Israel ataca o Hezbollah.
São frequentes os apelos brasileiros por um cessar-fogo na região. Além desses pedidos, o Itamaraty e as Forças Armadas têm coordenado operações de resgate aos brasileiros que moram na Palestina e também no Líbano.