BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber, no Palácio da Alvorada, o presidente da China, Xi Jinping, no dia 20 de novembro. De acordo com o Palácio do Planalto, os dois líderes irão tratar da relação bilateral entre os dois países e farão uma declaração conjunta.
A agenda acontece um dia após a conclusão do encontro do G20, que reúne os chefes de Estado das vinte maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro. O presidente chinês estará em solo brasileiro entre os dias 17 e 21, de acordo com o governo daquele país.
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. No ano passado, as exportações brasileiras para o país asiático somaram US$ 87,57 bilhões. Os chineses são os principais compradores de commodities brasileiros, como soja e carnes, além de petróleo.
Por isso, preocupa o governo brasileiro a vitória de Donald Trump nas eleições para a presidência dos Estados Unidos. O candidato republicano promete tomar medidas duras para conter a economia chinesa, como um aumento da tarifa de importação para produtos do país asiático, o que também poderia afetar o comércio do Brasil com a China.
Além de Xi Jinping, também são esperados para o encontro do G20 líderes como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden; da Argentina, Javier Milei e da França, Emmanuel Macron, entre outros. Uma ausência confirmada é a do presidente da Rússia, Vladimir Putin.