BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (19) da posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras. A cerimônia ocorreu na sede da estatal, no Rio de Janeiro.

"É uma grande honra hoje estar assumindo o cargo de presidente da Petrobras, um convite que me encheu de orgulho", declarou Magda Chambriard.

Ela destacou que sua missão, conforme orientação do presidente Lula, é "movimentar a Petrobras, para que ela impulsione o PIB do Brasil" e "gerir a Petrobras com respeito à sociedade brasileira". Magda também enfatizou: "[O presidente Lula] não quer confusão nessa empresa".

Magda Chambriard sinalizou que vê esse momento como um retorno à sua casa profissional, lembrando que iniciou sua carreira na Petrobras aos 22 anos. "Atuei na companhia por mais de 20 anos e volto agora para liderar essa que certamente é a maior e mais brasileira empresa que nós temos."

Durante seu discurso de posse, a nova presidente da Petrobras prometeu prezar por "resultados empresariais robustos," defendeu uma "transição energética inclusiva" e afirmou que manterá uma visão alinhada à do presidente da República.

Chambriard também elogiou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que acompanhou a cerimônia de posse e também discursou. Ele é apontado como o padrinho político de sua indicação para o cargo, que se opunha à gestão de Prates na empresa.

Durante a posse, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também discursou, e afirmou que a Petrobras “tem que prestar contas aos acionistas, mas que tem papel estratégico no desenvolvimento nacional como qualquer grande empresa, pública ou privada”.

Haddad também destacou que o discurso de Magda “fala fundo aos nossos anseios de fazer o Brasil crescer, descobrir novos potenciais de exploração de energia e promover a transformação ecológica”.

Além disso, ele expressou sua gratidão ao ex-presidente da empresa, Jean Paul Prates: “Quero lembrar o companheirismo do nosso querido Jean Paul, que fez um trabalho admirável”.

Com a presença de Lula, esta é a primeira vez em 12 anos que um presidente da República participa da posse de um dirigente da Petrobras.

A última ocasião foi em 2012, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) esteve presente na cerimônia de posse de Graça Foster.

Mais cedo, o presidente Lula participou da assinatura de contratos de operações de crédito do Banco do Brasil e da Caixa com a Prefeitura do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes (PSD), a presidente do BB, Tarciana Medeiros, e outras autoridades também estiveram presentes.

O conselho de administração da Petrobras confirmou, em 24 de maio, a nomeação de Magda Chambriard à presidência da estatal, encerrando um conturbado processo de sucessão que fez com que as ações da companhia caíssem duas vezes nos últimos meses.

Magda Chambriard foi indicada pelo presidente Lula para substituir Jean Paul Prates, demitido após um longo processo de desgaste, intensificado por sua abstenção em uma votação sobre dividendos extraordinários do lucro de 2023.

Quem é Magda Chambriard 

Formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em engenharia química, Magda também possui especializações em engenharia de reservatórios e avaliação de formações, além de produção de petróleo e gás.

Chambriard começou a trabalhar na Petrobras em 1980, como estagiária, e ficou por 22 anos. Entre 2012 e 2016, Chambriard ocupou o cargo de diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Ela também fez parte do grupo de transição na área de energia do governo Lula e foi considerada para presidir a PPSA, empresa que administra o pré-sal, mas recusou a oferta.

Chambriard é diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro desde abril de 2021 e sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia desde janeiro de 2018. Ela foi coordenadora de pesquisa de óleo e gás da FGV Energia.