BRASÍLIA. O Ministério do Esporte fez uma publicação com teor racista na rede social X (antigo Twitter), pouco antes do início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na tarde desta sexta-feira (26). Minutos depois, o post foi apagado após receber uma série de críticas nos comentários.
A imagem retrata um macaco usando um chapéu e pilotando uma lancha, com a legenda: “todo mundo aguardando o nosso barco”. Na cerimônia, as delegações dos países desfilaram em barcos no Rio Sena.
O ministro do Esporte, André Fufuca, disse na noite desta sexta-feira que já ordenou a exoneração da pessoa responsável pelo post.
"Ao tomar conhecimento do post publicado, determinei imediata exoneração do autor do post e solicitei abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades e responsáveis", publicou Fufuca no X.
Em nota, o Ministério do Esporte admitiu o erro e disse lamentar a imagem inadequada, dizendo que foi retirada do ar “devido à sua conotação insensível e ofensiva”.
“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente, diz a nota.
A pasta ainda diz que está implementando “medidas rigorosas” para garantir que a comunicação institucional “seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade”.
“Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”, conclui.