BRASÍLIA - A equipe de redes sociais da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal mudou o tom dos vídeos publicados nos perfis do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos dias, como parte de um plano para melhorar a popularidade do petista.
As mudanças acontecem após a mestre em mídias sociais Mariah Queiroz assumir a chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secom. Ela exercia a função na comunicação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que passou a ser apontado como um fenômeno nas redes sociais, onde se popularizou também entre usuários fora de Pernambuco.
Em vídeos como o que anuncia a assinatura do contrato de concessão da BR-381 em Minas Gerais, publicado nesta quarta-feira (22), Lula aparece em tom mais descontraído, com uma trilha de fundo, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho.
A publicação adota um estilo semelhante das redes de João Campos, que também se notabiliza por vídeos com coreografias, falas em linguagem acessível e em situações que fogem do trivial para um político tradicional.
A mudança de estilo é uma tentativa da comunicação do governo de se aproximar do eleitor, sobretudo aquele mais ligado às redes sociais, onde a oposição, por muitas vezes, atinge alcances maiores e consegue controlar a narrativa sobre grandes temas. Um dos objetivos do novo chefe da Secom, Sidônio Palmeira, é fazer frente a isso.
A necessidade de mudança na comunicação do Planalto passou a ser vista como ainda mais essencial pelos governistas após a crise do Pix, a principal derrota do governo Lula neste início de 2025.