BRASÍLIA - Recursos para programas sociais como o Bolsa Família e o Pé-de-Meia estão garantidos com a aprovação do orçamento federal na semana passada, avalia a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet (MDB). A declaração aconteceu em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, nesta terça-feira (25).
“Não vai faltar nenhum centavo para o Bolsa Família ou para o Pé-de-Meia”, afirmou a chefe da pasta. “Vamos colocar a primeira parte e, no meio do ano, a gente coloca o restante no orçamento”, completou.
De acordo com ela, a totalidade de gastos previstos para o programa Pé-de-Meia não foi incluída no orçamento devido a questões com o Tribunal de Contas da União (TCU). Contudo, Tebet garantiu que isso será compensado no futuro por meio de projetos que serão apresentados pelo governo visando o remanejamento do orçamento.
“Não é uma professora como eu, que está no ministério, que vai deixar faltar recursos para um programa como o Pé-de-Meia”, afirmou. Questionada sobre as mudanças feitas no Congresso na proposta orçamentária, a ministra destaca que o governo está “satisfeito” com o resultado “porque (ele) é democrático”.
Contudo, Tebet não descartou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça algum veto à legislação aprovada. “Sempre tem alguns vetos. Em geral, por inconstitucionalidade ou por irregularidades, mas acho que não teremos nenhum problema com relação a grandes vetos”, acrescentou.
Ela ainda afirma que haverá mais dinheiro para a saúde, educação, projetos sociais e “projetos que alavancam a produtividade e o desenvolvimento do Brasil”.