BRASÍLIA - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará a adotar um novo slogan oficial: “do lado do povo brasileiro”. A marca vai substituir o “União e Reconstrução”, que vinha sendo utilizado desde o início da gestão.
A ideia foi apresentada formalmente pelo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira, na reunião ministerial desta terça-feira (26/8) com Lula e os chefes das outras 37 pastas do governo.
A previsão é que o novo slogan, com a marca, comece a ser oficialmente incorporado a partir da semana que vem. No domingo (31/8), deve ser veiculado o primeiro vídeo institucional com a identidade, que deve ser mantida até o final do governo, em dezembro de 2026.
A nova identidade é lançada no momento em que o Planalto vem reforçando, em sua comunicação, a defesa da soberania nacional e a proteção dos empregos e das empresas em meio ao tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A estratégia também esteve presente na reunião ministerial desta terça-feira. Logo na abertura do encontro, que foi transmitida ao público, Lula e os 38 ministros vestiram o boné com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”, lançado no início do ano também por Sidônio após os primeiros atritos com o governo americano.
Em seu discurso na reunião, Lula também abordou o assunto. Segundo o presidente, Trump tem agido como se fosse o “imperador” do planeta, e ironizou: “Se a gente gostasse de imperador, a gente não tinha acabado o Império. O Brasil ainda seria monarquia”. Ele também cobrou que, a partir de agora, ministros comecem a abordar o tema da soberania nacional em suas falas.