BRASÍLIA - O avião que trazia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para o Brasil após série de agendas no México apresentou falhas técnicas durante parada programada em Cali, na Colômbia, nesta sexta-feira (29/8) pela manhã, impedindo o retorno dele ao país.
Uma nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da base em Brasília às 10h, e a previsão é que o avião chegue à cidade colombiana no período da noite.
"Embora a aeronave apresentasse condições de seguir em direção ao Brasil, a Força Aérea, como medida de cautela, recomendou que o vice-presidente estendesse sua parada até que outra aeronave fosse deslocada do Brasil para completar a missão", informou o Ministério da Indústria. Ainda conforme a pasta, o vice-presidente está bem e em segurança.
O avião com Geraldo Alckmin decolou da Cidade do México nessa quinta-feira (28/8) à noite. O vice-presidente e ministro da Indústria chegou ao país na terça-feira e cumpriu agendas até a decolagem. Ele se reuniu com ministros de Estado, participou de encontros com empresários e teve audiência com a presidente Claudia Sheinbaum.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e uma comitiva de empresários participou da missão oficial no México. O país é um dos principais compradores da carne brasileira e tem ampliado a aquisição de outros itens. O México também sofre com as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos.