O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (27) que está em estudo a criação de um Pix Internacional com a participação de Colômbia, Chile, Equador e Uruguai. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com Campos Neto, seria formado um bloco econômico entre os quatro países sul-americanos para avançar com a ideia e, futuramente, implantar o método de pagamento, que poderia ser feito mesmo após o usuário cruzar a fronteira com um deles.

“Estamos olhando como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo com a gente como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço. Estamos trabalhando com Uruguai, Colômbia e Equador. O Chile também nos procurou”, disse, em evento do Instituto de Direito Público (IDP), em Brasília.

Campos Neto acredita que essa pode ser uma maneira de “unificar” o bloco, independentemente de qual seja a moeda adotada por esses países e de eventuais variações. A eventual implementação do sistema poderia se dar em cerca de dois anos.

“Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda. Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço”.

Ainda nesta segunda-feira (27), Roberto Campos Neto anunciou que neste mês, o Banco Central irá lançar um projeto-piloto do Real Digital. A modalidade seria diferente de uma criptomoeda, segundo o BC.

Para poder utilizar o recurso, bastaria ter uma carteira virtual de um banco ou instituição de pagamento autorizado pelo BC. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.