Um grupo de 32 pessoas que estava na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas, entre brasileiros e estrangeiros familiares, conseguiu cruzar a fronteira de Rafah e já está no Egito. O deslocamento deles foi feito neste domingo (12). Inicialmente, o grupo era formado por 34 pessoas, mas duas desistiram da repatriação de última hora e decidiram permanecer em Gaza.

Os brasileiros aguardavam autorização para a saída de Gaza, região de intenso conflito, desde o início da guerra, em 7 de outubro. Eles entraram na lista de quem poderia cruzar a passagem de Rafah na última quinta-feira (9), após conversa do chanceler brasileiro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

A expectativa é que essa operação fosse feita na sexta-feira (10), mas o plano foi adiado. A prioridade era pela passagem de ambulâncias com feridos na fronteiras que têm fluxo aberto em determinado período durante o dia.

Às 5h41 deste domingo, o Palácio Itamaraty publicou nas redes sociais: "Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação".

"Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza", acrescentou no comunicado. Fotos e vídeos também foram publicados. Veja:

Agora no Egito, os brasileiros embarcam em um ônibus fretado pelo governo brasileiros e seguem viagem até um aeroporto designado pelo Egito, onde um avião da Presidência da República os aguarda para o retorno ao Brasil.

Lula vai receber no aeroporto os brasileiros repatriados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai recepcionar os 34 brasileiros que aguardam há um mês para deixar a Faixa de Gaza. O mandatário também comentou a saída do grupo de Gaza nesta manhã, no X (antigo Twitter):

A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com a atuação dos ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde. O Ministério do Desenvolvimento Social, por exemplo, vai dar apoio na regularização de documentos do grupo. Para aqueles que não tiverem familiares no Brasil, a pasta vai providenciar abrigo.

A repatriação dos brasileiros que residiam na Faixa de Gaza faz parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que resgata brasileiros no Oriente Médio desde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas. Com o novo grupo que saiu de Gaza, terão sido repatriados um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da FAB e duas da Presidência da República foram utilizadas.