Eleições 2022

Em reunião com pastores, Bolsonaro fala em "impor" eleições limpas

O presidente da República se reuniu com pastores em São Paulo nesta quinta-feira (4)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 04 de agosto de 2022 | 16:03
 
 
 
normal

Com ataques reiterados e sem comprovação ao sistema eleitoral, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse, em reunião com pastores da convenção geral da Assembleia de Deus do Brasil, em São Paulo, que busca impor, por meio das Forças Armadas, a realização de eleições limpas no país.

Segundo o presidente, “três do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acreditam piamente nas pesquisas do Datafolha. Não quero alongar muito sobre isso. Estou fazendo minha parte no tocante a isso, buscando impor, via Forças Armadas, que foram convidadas, a nós termos eleições transparentes”.

“Se houver algo de errado, não é só para mim. Vai ser para deputado, senador, governador...”, disse.

A declaração do chefe do Executivo ocorre 2 dias depois da visita de técnicos indicados pelas Forças Armadas ao TSE, em Brasília, para se reunir com técnicos da Corte e inspecionar os códigos-fonte das urnas eletrônicas.

Os códigos-fonte são um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema das urnas funcione. A abertura dos códigos permite a inspeção pela sociedade civil, um procedimento padrão das eleições que costuma acontecer a seis meses das eleições, mas foi antecipada para um ano antes do pleito por causa dos constantes ataques do presidente ao sistema eleitoral brasileiro.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!