BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou um cartaz defendendo a “taxação dos super ricos” nesta quarta-feira (2), em Salvador, durante o ato de comemoração do Dia Independência do Brasil na Bahia.O petista fez questão de compartilhar a imagem em suas redes sociais.
“Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”, publicou Lula.
Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2025
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/4R17OnJh8O
A publicação é feita em meio ao embate entre governo e Congresso Nacional em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), o Planalto recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do Legislativo que derrubou o reajuste do IOF.
Também nesta quarta-feira, Lula defendeu as medidas do governo de aumento de impostos, argumentando que se tratam de “justiça tributária” ao cobrar dos mais ricos. Ele também criticou o que chama de “indústria do lobby” das bets, fintechs e outros segmentos.
“Nós não estamos propondo aumento de imposto, nós estamos fazendo um ajuste tributário nesse país para os mais ricos, para que a gente não precise cortar dinheiro da educação e da saúde. [...] O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo”, disse Lula, em entrevista à TV Bahia.
A taxação dos “super-ricos” também é debatida no projeto de lei que isenta o Imposto de Renda (IR) para quem ganha salários de até R$ 5 mil, a pauta prioritária de Lula no Congresso em 2025. O governo propõe cobrar uma taxa de quem tem renda mensal acima de R$ 50 mil, com alíquota efetiva mínima de 10%, para compensar a perda de arrecadação com a isenção do IR. Contudo, a proposta enfrenta resistências na Câmara dos Deputados.