O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (26), que “Satanás inventou” os grupos de WhatsApp e as fake news. Ele usou a frase ao comentar sobre a suspensão do Telegram no Brasil, determinada mais cedo pela Justiça Federal do Espírito Santo. 

"Satanás inventou o grupo de WhatsApp, a fake news, político que se elege com fake news, político que acha que a internet é brincadeira. E esses bichos ficam andando por aí. De vez em quando, eu encontro um e digo: 'Vamos exorcizar esses seres do mal'". disse Dino. O ministro está no Ceará, onde participou de atividades de lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

A Justiça Federal determinou suspensão temporária do aplicativo e a aplicação de multa diária no valor de R$ 1 milhão. A decisão é da 1ª Vara Federal de Linhares e se baseou no entendimento de que a plataforma não entregou à Polícia Federal (PF) dados completos sobre grupos neonazistas e antissemitas que operavam na plataforma.

Ainda sobre a suspensão do Telegram, Dino disse:

"Há agrupamentos lá [no Telegram] denominados antissemitas atuando nessas redes e nós sabemos que isso está na base da violência contra nossas crianças e nossos adolescentes. Então nós estamos aqui, com o governador Elmano, em nome do presidente da República, para fortalecer esse pacto pela paz, pela segurança, pela justiça social. O senhor sabe que pode contar com o presidente, pode contar com o Ministério da Justiça, gaste o dinheiro que o senhor tem, e de onde tem vai ter mais, essa é a mensagem fundamental. Gaste o dinheiro e com certeza o senhor pode buscar mais, porque a segurança do Ceará é uma prioridade nacional".

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.