Governo

Lewandowski destaca papel da PF no combate ao autoritarismo e cita Lesa Pátria

O ministro da Justiça e Segurança Pública participou nesta quarta-feira (3) da cerimônia de celebração dos 80 anos da Polícia Federal, em Brasília

Por Gabriela Oliva
Publicado em 03 de abril de 2024 | 20:21
 
 
 
normal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quarta-feira (3), que "é possível ter confiança nas instituições" e citou o enfretamento ao "espectro do autoritarismo". Lewandowski participou da cerimônia de celebração dos 80 anos da Polícia Federal, realizada no edifício-sede da corporação em Brasília.

“É possível, sim, ter confiança nas instituições do estado brasileiro e o país, em que determinados setores ainda persistem em enfrentar o espectro do autoritarismo. A exemplo dos altamente reprovados acontecimentos que culminaram nos atos no dia 8 de janeiro de 2023, a Polícia Federal, por meio de técnicas aprimoradas e com o espírito de respeito à Constituição Federal", ressaltou o ministro. 

Segundo Lewandowski, o fato “da preservação de nosso Estado Democrático de Direito, contribuído pela Constituição, ficou evidenciado com as sucessivas diligências desencadeadas no âmbito da operação Lesa Pátria, que tem descortinado toda a complexa trama de eventos que pretendiam levar o país de volta aos tempos de trevas do autoritarismo.”

O ministro também citou a importância da Polícia Federal na sociedade brasileira: “talvez nenhuma outra instituição brasileira esteja nos dias atuais tão presente no noticiário e imaginário da população do país.”

Diversas autoridades estiveram presentes, como o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Amaro, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Os 80 anos da PF em uma exposição interativa 

Como parte das comemorações, a PF organizou uma exposição imersiva e interativa, aberta ao público das 10h às 18h, no mesmo local. Os visitantes puderam conhecer a atuação da entidade em parceria com organizações como Interpol, Ameripol, Europol e OEA, além de terem acesso a informações sobre ações de combate ao abuso sexual infantil, viaturas históricas e jogos educativos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!