Artigo

No El País, Lula fala sobre preocupação com crescimento da extrema direita

Artigo foi publicado horas antes de encontro do petista com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 06 de março de 2024 | 09:35
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (6), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. Horas antes do encontro, o petista publicou um artigo no jornal espanhol El País. No texto, o presidente cita que os dois países têm em comum valores fundamentais, como a defesa da democracia e dos direitos humanos, a promoção de políticas de inclusão social, e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o enfrentamento da crise climática.

Nesse sentido, Lula citou novamente a questão dos conflitos mundiais e a situação de pobreza. Segundo ele, um modelo econômico excludente que concentrou a renda e ampliou disparidades, nas últimas décadas, foi o que resultou na desigualdade sendo terreno fértil para o extremismo. “Quando a democracia falha em garantir o bem-estar do povo, prosperam figuras que vendem soluções simplistas para problemas complexos, semeando a desconfiança no processo eleitoral e nas instituições políticas”, escreveu. 

Ainda de acordo com presidente, há um enfrentamento preocupante com “aumento da extrema direita e de suas tradicionais ferramentas de desagregação social: o autoritarismo, a violência, a precarização do trabalho, o negacionismo climático, o discurso de ódio, a xenofobia, o racismo e a misoginia”. 

Nesse sentido, o petista declara que os cidadãos do Brasil e da Espanha apostaram em governos que acreditam que a chave para responder aos ataques à democracia é melhorar a vida das pessoas. “Poucas vezes na história o apoio entre forças progressistas mundiais, como a parceria que temos com a Espanha, se fez tão necessário e urgente quanto agora”.

“É nossa responsabilidade trabalhar juntos para que a indiferença não prevaleça sobre o humanismo e para que as injustiças que se espalham dentro dos países e entre eles deem lugar à solidariedade e à cooperação”, completou.

Na reunião bilateral prevista para essa quarta-feira (6), os dois líderes devem tratar sobre o impasse para a chegada de consenso sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, além de crises mundiais, como a guerra entre Israel e Hamas, e o conflito entre Rússia e Ucrânia. 

Parceria comercial

No artigo, Lula ainda citou a importância da Espanha como parceiro comercial, sendo o segundo principal país de origem de investimento direto estrangeiro no Brasil. O estoque de investimentos, segundo o Planalto, é de cerca de US$ 60 bilhões e o fluxo anual, de cerca de US$ 3,3 bilhões nos últimos anos.

O presidente conta ainda que veio da Espanha a inspiração para projeto de lei, enviado nesta semana ao Congresso Nacional, para regulamentar a relação entre motoristas de aplicativos e plataformas. “Reduzimos o desmatamento na Amazônia em 50% e apoiamos o esforço espanhol no combate à desertificação”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!