Governo

Nomeação de general Amaro como ministro do GSI é oficializada

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União, que também trouxe volta de Ricardo Cappelli para a secretaria do Ministério da Justiça

Por O Tempo Brasília
Publicado em 04 de maio de 2023 | 08:24
 
 
 
normal

Foi publicada nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do general Marcos Antonio Amaro dos Santos para exercer o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O nome dele já havia sido confirmado na quarta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi publicada formalmente o retorno de Ricardo Cappelli, que ocupava interinamente a função, ao cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Marcos Amaro dos Santos foi indicado para ocupar o mesmo cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff após uma reforma ministerial em 2015. Na época, porém, o GSI deixou de ser um ministério e foi integrado à Secretaria de Governo, como Casa Militar.

Natural de Motuca, em São Paulo, ele ingressou no Exército em 1974 e, no governo de Bolsonaro, foi chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro e comandante militar do Sudeste (saiba mais sobre quem é o novo ministro).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!