Novo Governo

Quem é José Múcio, anunciado para assumir o ministério da Defesa

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou o nome do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta sexta-feira (9), em pronunciamento no CCBB

Por Gabriela Oliva
Publicado em 09 de dezembro de 2022 | 10:59
 
 
 
normal

Anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o escolhido para assumir o ministério da Defesa em seu novo governo, José Múcio Monteiro Filho tem uma longa carreira política, que soma mais de 40 anos.

Nascido no Recife, Múcio tem 74 anos, e é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), que compõe a Universidade de Pernambuco (UPE), uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.

A vida política de Múcio começou em 1976, como vice-prefeito de Rio Formoso (PE). Ele exerceu o cargo até 1982. No mesmo ano, até 1983, foi prefeito do mesmo município de Pernambuco.

Ainda na década de oitenta, foi presidente da então estatal Companhia Energética de Pernambuco (atual Neoenergia Pernambuco) e secretário dos Transportes, Comunicação e Energia da sua terra natal.

Na sequência, foi eleito por cinco vezes como deputado federal por Pernambuco. Na Câmara dos Deputados, foi definido pelo então presidente Lula (PT), em 2007, como líder do governo na Casa. Durante sua atividade parlamentar, foi titular de comissões permanentes, como Economia, Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Durante sua vida pública, precisou se licenciar duas vezes. Isso porque Múcio exerceu o cargo de secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife. Também assumiu o cargo de ministro das Relações Institucionais do governo Lula, no lugar de Walfrido dos Mares Guia, após ele ter deixado o cargo ao ter seu nome envolvido em escândalo de corrupção.

Em 2009, Lula indicou Múcio para ocupar a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta pela aposentadoria de Marcos Vilaça. No mesmo ano, seu nome foi aprovado pelo Senado Federal e o pernambucano assumiu o cargo. Em 2018, tomou posse na presidência do TCU. Em 2020, deixou a instituição.

O nome de Múcio, como apurou a reportagem de O TEMPO, é visto como“equilibrado” e “sensato” entre as fontes da equipe de transição. Com isso, a notícia desta sexta-feira (9) deve resultar em uma reação favorável, apontando para a estabilidade na relação entre militares e o novo governo.

Veja a coletiva com o anúncio dos nomes:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!