BRASÍLIA - Jair Bolsonaro (PL) está no segundo dia de prisão domiciliar, nesta quarta-feira (6/8), e aliados já solicitaram autorização para visitar o ex-presidente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Na decisão que decretou a prisão domiciliar, Moraes proibiu que Bolsonaro recebesse visitas, com exceção de seus advogados e de pessoas autorizadas pela Justiça.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) já foi autorizado pelo magistrado e foi o primeiro aliado a visitá-lo, na tarde de terça-feira (5).

Nesta quarta-feira, Moraes também autorizou a visita dos filhos Flávio, Carlos e Renan Bolsonaro e netos. No caso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), permanece a proibição de manter qualquer contato com o pai como medida cautelar. Os dois são investigados em inquérito que apura a atuação do parlamentar nos EUA e as suspeitas dos crimes de coação, obstrução e abolição do Estado democrático de direito.  

Para visitar o ex-presidente, o interessado deve entrar com uma petição formal no processo pedindo autorização de Moraes. Somente após a permissão, que pode vir com algumas restrições, o visitante poderá ir à casa de Bolsonaro.

Mas, durante os encontros, os visitantes também ficam proibidos de utilizar celular e redes sociais, assim como tirar fotos ou fazer vídeos. Se descumprida a medida, os visitantes podem responder judicialmente.

Além de Ciro Nogueira, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também solicitou uma visita a Bolsonaro.

No documento enviado ao Supremo, o parlamentar disse que o pedido foi em caráter “estritamente institucional humanitário” e se motiva pela “relevância do papel público” de Bolsonaro.

Veja a lista completa dos pedidos de visita, até a tarde desta quarta-feira:

  • Marcelo Pires, deputado (PL-RS)
  • Renato Araújo, empresário
  • Luciano Zucco, deputado (PL-RS)
  • Sóstenes Cavalcante, deputado (PL-RJ)
  • Magno Malta, senador (PL-ES)
  • Geraldo Junio Amaral, deputado (PL-MG)
  • Eros Biondini, deputado (PL-MG)
  • Joaquim Passarinho, deputado (PL-PA)
  • Capitão Alden, deputado (PL-BA)
  • Tarcísio de Freitas. governador de SP
  • Júlia Zanatta, deputado (PL-SC)
  • Gustavo Gayer, deputado (PL-GO)
  • Domingos Sávio, deputado (PL-MG)