STF

Bolsonaro recorre de decisão que arquivou pedido de investigação contra Moraes

Presidente pede que Dias Toffoli, relator do processo, reconsidere sua decisão e envie a notícia-crime para a Procuradoria-Geral da República (PGR)

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 24 de maio de 2022 | 16:51
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta terça-feira (24) de uma decisão que arquivou ação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No recurso, Bolsonaro pede que Dias Toffoli, relator do processo, reconsidere sua decisão e envie a notícia-crime para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Caso isso não aconteça, a defesa de Bolsonaro pede que o recurso seja analisado pelo Plenário da Corte. 

O pedido de investigação de Bolsonaro apontava que Moraes teria cometido abuso de autoridade em decisões no chamado inquérito das fake news. A investigação foi aberta por determinação de Dias Toffoli, tramita na Corte desde 2019 e é relatada por Moraes. 

Semana passada, Toffoli rejeitou e mandou arquivar a ação, considerando que não foram apresentados indícios de crimes, “ainda que mínimos”, na conduta de Moraes.  

Logo depois da decisão, a defesa de Bolsonaro já tinha apresentado uma representação na PGR. Até o momento, o procurador-geral Augusto Aras não se manifestou sobre o tema.

No recurso, o advogado Eduardo Magalhães, que representa o presidente no processo, afirmou que “a existência de meros indícios já é suficiente para a abertura de investigação, sendo descabida a necessidade de prova cabal”. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!