Calúnia e difamação

Fábio Faria processa Ernesto Araújo por falas sobre China e leilão do 5G

Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo disse que o ministro das Comunicações “entregou o 5G para a China

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 20 de janeiro de 2022 | 13:23
 
 
 
normal

O ministro das Comunicações Fábio Faria entrou com uma ação contra o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pelos crimes de calúnia e difamação. 

A ação foi apresentada nesta quinta-feira (20) após comentários feitos pelo ex-ministro nesta semana. Ao tratar da política externa do governo em uma entrevista, Araújo disse que Fábio Faria “entregou o 5G para a China”.

O leilão da quinta geração de internet móvel foi conduzido pelo Ministério das Comunicações, mas o valor arrecadado ficou abaixo das expectativas do governo. Alcançou R$ 46,7 bilhões, quando esperava R$ 50 bilhões.

Na petição, a defesa de Faria diz que Ernesto Araújo também sugeriu que o partido do qual o ministro é filiado “seria financiado diretamente pela República da China”. 

Os advogados que representam Faria, Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, dizem que as insinuações de que o ministro prevaricou na condução da pasta — por colocar em primeiro plano os interesses da China — caracterizam difamação e calúnia. 

Para os advogados, é “perceptível que as ofensas não continham nenhum cunho informativo” e “o discurso de ódio restou desacompanhado de qualquer elemento informativo concreto que pudesse respaldar suas afirmações”.

A medida judicial contra Ernesto Araújo foi anunciada pelo próprio ministro das Comunicações em seu Twitter. “Enquanto a gente trabalha pelo Brasil, uns só atrapalham”, escreveu, mandando um recado em seguida: “A partir de agora, mentiras e teorias exdrúxulas(sic), fruto de criações mentais, serão tratadas na justiça”. O processo vai tramitar na 7ª Vara Criminal Federal de Brasília. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!