Eleições 2022

Fachin nega pedido para anular convenção do MDB, que pode confirmar Tebet

Evento marcado para esta quarta-feira (27) foi questionado por um militante do MDB de Alagoas. Presidente do TSE afasta irregularidade sobre sigilo do voto

Por Fernanda Valente
Publicado em 26 de julho de 2022 | 12:23
 
 
 
normal

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Edson Fachin negou nesta terça-feira (26) um pedido para anular a convocação para a convenção nacional do MDB. O evento está marcado para esta quarta-feira (27) e deve confirmar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência.

O pedido foi levado à Justiça eleitoral por um militante do MDB de Alagoas. Hugo Wanderley Caju alegou que o edital de convocação era irregular ao prever a reunião virtual, por meio da plataforma Zoom. Os emedebistas afirmam que o modelo prejudica a garantia do sigilo do voto.

Ao analisar o pedido, porém, Fachin apontou que não foi apresentada prova “minimamente robusta” sobre a suposta violação do sigilo do voto.

O presidente do TSE considerou uma manifestação do Senado Federal no sentido de que a votação digital "possui mecanismos de segurança, como a confirmação por mensagem SMS e o registro de uma foto do parlamentar no momento do voto, a fim de evitar a votação indevida por terceiros".

Ainda de acordo com Fachin, nada impede que o TSE volte a analisar o tema caso seja verificada a efetiva violação do sigilo do voto durante a convenção.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!