Judiciário

Lula nomeia dois novos ministros do TSE; saiba quem são

Nomes foram aprovados na tarde desta quarta (24) pelo STF. Presidente da República escolheu advogados mais próximos de Alexandre de Moraes

Por Karla Gamba
Publicado em 24 de maio de 2023 | 19:12
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou na noite desta quarta-feira (24) os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vão ocupar as vagas destinadas a juristas. Os escolhidos foram os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques Neto. A nomeação será publicada no Diário Oficial desta quinta (25).

A escolha foi confirmada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e surpreendeu, tanto pela rapidez, quanto pelas expectativas. A lista com quatro nomes havia sido aprovada pelo plenário durante a tarde. Cerca de três horas depois, o presidente da República indicou quem seriam os ministros.

Outra surpresa foram os próprios nomes escolhidos, dois advogados próximos a Alexandre de Moraes. A lista era formada por duas mulheres e dois homens. Havia uma expectativa que Lula indicasse uma das mulheres. A advogada Edilene Lobo era forte candidata, por ser mulher, negra, próxima de alas do PT e já ter atuado advogando para a coligação que elegeu o presidente.

Os novos ministros não precisam passar por sabatina no Senado e irão participar do julgamento que vai decidir o destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma ação que tramita na Corte e está prestes a ser julgada pode deixar Bolsonaro inelegível.

Os escolhidos irão ocupar as duas vagas de titular, na categoria de juristas, que estavam abertas desde a última semana, com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Os ministros do TSE possuem um mandato de dois anos e podem ser reconduzidos para outro mandato de mais dois anos.

Conheça os dois novos ministros do TSE:

André Ramos Tavares: Professor de Direito, ele já ocupa uma vaga de ministro substituto, para a qual foi nomeado em novembro de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, e é próximo de Alexandre de Moraes, atual presidente da Corte Eleitoral.

Floriano de Azevedo Marques Neto: Foi diretor da Faculdade de Direito da USP e professor. É amigo do ministro Alexandre de Moraes, de quem recebeu apoio em sua candidatura. Também tem boa relação com algumas correntes do PT.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!