Pelo 8 de janeiro

Moraes autoriza que presa retire tornozeleira eletrônica para ser operada

A decisão foi em resposta a um pedido da defesa de Karina Rosa dos Reis, que alegou que ela precisa tratar de um câncer

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 13 de março de 2024 | 16:07
 
 
 
normal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última terça-feira (12) a retirada provisória da tornozeleira eletrônica de uma das presas pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi em resposta a um pedido da defesa de Karina Rosa dos Reis, que alegou que ela precisa tratar de um câncer. 

De acordo com a solicitação apresentada ao Supremo, ela precisa realizar uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na tireoide no próximo dia 20. Diante disso, ela não pode usar nenhum equipamento eletrônico ou de metal durante o procedimento. Diante disso, Moraes autorizou a retirada do item, mas de forma provisória. 

“Autorizo a retirada do equipamento de monitoramento eletrônico da requerente durante o período estritamente necessário para o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Ressalte-se o caráter provisório da presente decisão, que vigorará apenas para a realização da cirurgia”, escreveu Moraes. 

Ele acrescentou que Karina precisa cumprir as demais medidas cautelares impostas a ela na Comarca de Araxá, na região do Alto Paranaíba de Minas Gerais. Ainda no despacho, o ministro do Supremo ressalta que a defesa de Karina deve apresentar  documentação comprobatória da realização da cirurgia, além de perspectiva de alta

No total, 116 pessoas já foram condenadas pela Corte devido à participação no 8 de Janeiro de 2023, em processos oriundos de denúncias da Procuradoria Geral da República (PGR). Todos os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!