STF

Moraes nega transferência de Roberto Jefferson para hospital

Ex-deputado está detido no Complexo Penitenciário de Gericinó e foi autorizado a receber visita de médicos particulares

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 26 de outubro de 2021 | 19:57
 
 
 
normal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do ex-deputado Roberto Jefferson para ser transferido do hospital da prisão para o hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O presidente do PTB está detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

A decisão é desta terça-feira (26). Nela, o ministro afirmou que o hospital penitenciário tem "plena capacidade" de fornecer o procedimentos adequado.

Moraes afirmou que não há "qualquer comprovação" de que o estado de saúde de Jefferson "exija nova saída do estabelecimento prisional.  A defesa do ex-deputado pedia a transferência “imediata e urgente” porque o “quadro clínico de colangite” se agravou.  

No entanto, o ministro atendeu o pedido para que o ex-deputado receba a visita de quatro médicos particulares indicados pela defesa. O ministro ponderou que eles devem seguir as regras para entrada no presídio.

Jefferson é acusado de integrar uma milícia digital para atacar os Poderes e a democracia. Ele foi internado pela primeira vez em setembro, e deixou o complexo penitenciário para receber tratamento no hospital, onde tratou de uma infecção urinária e passou por um cateterismo. 

No último dia 14, porém, ele voltou ao complexo de Gericinó. Um dia antes, Alexandre de Moraes rejeitou o pedido para que ele ficasse detido em prisão domiciliar

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!