STF

Moraes manda Roberto Jefferson voltar para prisão após alta hospitalar

Defesa do ex-deputado pediu prisão domiciliar por grave risco de morte no presídio

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 13 de outubro de 2021 | 20:57
 
 
 
normal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta quarta-feira (13) a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson. O ministro negou pedido de prisão domiciliar e determinou que Jefferson retorne ao presídio assim que for comprovada sua alta hospitalar.

O presidente do PTB estava internado desde setembro para tratamento médico no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro, onde passou por cirurgia de cateterismo. Na última segunda-feira (11), seus advogados disseram no STF que ele corre “grave risco” de morte se voltar para o presídio e pediu a substituição da prisão preventiva.

No entanto, Moraes levou em consideração que próprio hospital informou que o quadro de saúde do político evoluiu e permitiu a alta. Moraes também reforçou entendimento anterior de que a prisão do ex-deputado é “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

Roberto Jefferson foi preso em agosto por ordem de Moraes. Em novo inquérito aberto no STF, Jefferson é investigado por supostamente integrar uma quadrilha digital para ameaçar as instituições. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!