Licença médica

Próximo da aposentadoria, relator da lava jato no STJ vai continuar afastado

Ministro Felix Fischer completa 75 anos em 30 de agosto, idade limite para a aposentadoria compulsória no serviço público. Licença médica vai até 21 deste mês

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 01 de agosto de 2022 | 15:01
 
 
 
normal

Relator dos casos da lava jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Felix Fischer seguirá afastado do cargo até 21 de agosto por licença médica. Ele está longe das funções desde junho de 2021 e se aposenta em 30 de agosto, quando completa 75 anos  — idade limite para a aposentadoria compulsória no serviço público.

O novo período de licença foi anunciado nesta segunda-feira (1º) e passará a valer nesta terça. Embora o motivo não tenha sido informado, o ministro vem renovando os afastamentos para tratamento de saúde. Ele já tratou de embolia pulmonar e também foi submetido a uma cirurgia de emergência.  

Ministro mais antigo da Corte, Fischer tem perfil discreto e é conhecido pela firmeza de suas decisões. Compõe a 5ª Turma e a 3ª Seção do STJ, responsáveis pelos julgamentos de temas criminais.

Desde agosto, ele é substituído pelo desembargador convocado Jesuíno Rissato, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!