O primeiro político a anunciar sua presença no primeiro debate entre os candidatos ao governo de Minas foi o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB). Em seu Twitter, o candidato convidou os eleitores a assistirem ao debate, compararem as proposas, se informarem e decidirem. "Eleição é escolha a partir da comparação das histórias, legados, opiniões e projetos dos candidatos. Assista, se informe, decida!", postou o tucano.
O debate, organizado pela TV Band, acontece neste domingo (7), às 21 horas, e vai reunir cinco candidatos de acordo com a representatividade dos partidos políticos no Congresso Nacional e com as regras estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Todos confirmaram presença e devem comparecer ao debate que terá duração de, aproximadamente, duas horas.
Segundo a TV Band, estão confirmados o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), candidato aliado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) em MInas; o senador Carlos Viana (PL), que vai garantir o palanque para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado; o governador Romeu Zema (Novo), que tenta a releição e tem como aliado o cientista político Felipe D´Avila (Novo) disputando a presidência da República; a professora Lorene Figueiredo (PSOL), cujo partido integra a federação com a REDE e apoia a candidatura de Lula à presidência; e o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB), cujo partido está federado com o Cidadania e, nacionalmente, não lançou candidato à presidência da República, optando por apoiar o nome da senadora Simone Tebet (MDB), embora, em Minas, a federação vá apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT a presidente.