Eleições

Mesmo arriscando mandato de vereador, Nikolas troca PRTB por PL de Bolsonaro

O anúncio foi feito nessa terça-feira nas redes sociais do parlamentar que disse estar indo para o tudo ou nada

Por O TEMPO
Publicado em 23 de março de 2022 | 14:59
 
 
 
normal

Mesmo arriscando perder o mandato, o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira anunciou, nessa terça-feira (22) que vai deixar o PRTB e migrar para o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito nas redes sociais do vereador. Ele afirmou que está indo para “o tudo ou nada” com a decisão. 

“Depois de muito tempo, raciocinei e pensei naquilo que eu tenho que fazer e, basicamente, eu me vi em dois caminhos: um caminho que é me manter no meu partido atual, ficar de maneira confortável e ficar em um partido que eu não tenho os mesmos princípios e valores. Que inclusive descumpre acordos. Outro caminho era seguir atrás do presidente que lutou durante 28 anos contra todo esse sistema e ir atrás daquilo que eu acredito”, afirmou o vereador.  

Como a legislação prevê que o mandato pertence à legenda e não ao parlamentar e vereador não pode usufruir do período de janelas partidárias, o PRTB pode reivindicar a cadeira de vereador em caso de troca de legenda. 

“Então, caso eu tenha que deixar o meu partido para seguir o presidente, eu perderia a minha cadeira”, explicou o vereador no vídeo que gravou com o anúncio da mudança.  

Na publicação, o parlamentar afirma que havia combinado com o PRTB que seguiria para o partido que Bolsonaro escolhesse e que a legenda havia concordado, mas agora não quiseram liberá-lo. 

“Não sei se, de fato, foi por interesses escusos ou maiores, eles não quiseram me liberar”, afirmou.

Nikolas completa dizendo que sua decisão foi baseada em lealdade, principalmente, com seus eleitores.

“Em breve, de fato, eu posso perder o meu mandato, mas eu devo lealdade a minha família, a Deus, acima de tudo, e também a você, meu eleitor”, pontua. 

'Vamos pedir o mandato', diz presidente do PRTB

A presidente estadual do PRTB, Rita Del Bianco, afirmou que o partido vai pedir a cadeira de vereador de Nikolas Ferreira após ele deixar a legenda e se filiar ao PL. 
"Até pelo fato de que no vídeo que ele faz, ele é muito agressivo ao partido, alí ele já entrega a cadeira. Ele demonstrou muita imaturidade", pontuou. 
Nesta quinta-feira, ela vai à São Paulo para tratar do assunto com o Diretório Nacional. Segundo ela, de acordo com estatuto do partido, o pedido da cadeira é de competência do Diretório Nacional.

​Quanto ao acordo que Nikolas menciona em seu vídeo, dizendo que o PRTB teria concordado em cedê-lo a qualquer partido pelo qual o presidente Bolsonaro se decidisse, a dirigente rebateu. 

"A tratativa com ele a época era se o Aliança pelo Brasil se concretizasse, ele teria essa prerrogativa de migrar para um partido novo", pontuou e justificou e acusou o vereador de ingratidão. 

"Ele se acha o combustível, mas o PRTB foi o veículo. O partido sempre o recebeu de braços abertos com muito respeito e admiração. Inclusive, o diretório nacional o convidou para assumir a juventude nacional do partido há um ano. Cumprir a lei não é escuso. Estamos cumprindo uma determinação eleitoral, não existe janela partidária para vereador", pontuou Rita Del Bianco. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!