BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), mente para a população. Os dois podem ser adversários na corrida ao Palácio do Planalto em 2026.
Lula disse que trata todos os governadores “sem distinção”. Questionado sobre Zema, que não vai comparecer às agendas do petista nesta sexta-feira (29/8) em Contagem, Belo Horizonte e Montes Claros, classificou o governador como “falso humilde”.
“O Zema é o falso humilde. Quando ele aparece nas redes comendo uma banana com casca, ele poderia ter sido mais radical, comer um abacaxi com casca. Ou comer uma jaca com casca. Seria muito melhor pra ele mostrar a bobagem que ele tentou passar pro povo. Ele tenta vender uma humildade que não tem, ele tenta criar um tipo de comportamento que não condiz com o governo de Minas Gerais”, disse, em entrevista à TV Record, publicada nesta quinta-feira (28/8).
No dia 16 de agosto, Zema lançou a sua pré-candidatura à presidente da República pelo Novo. Nos últimos meses, ele vem adotando discursos mais enfáticos contra Lula e o governo federal, em busca de cacifar seu nome nacionalmente.
Na entrevista, Lula também disse que Minas "merece um governador melhor" e defendeu o ex-governador Fernando Pimentel (PT). Segundo o presidente, Zema só conseguiu governar porque não precisou pagar a dívida do estado com a União”
“Oito anos falando mal do Pimentel sem explicar a verdade. A verdade nua e crua é que o Pimentel, em 4 anos de mandato, teve que pagar a dívida com o governo federal. E ele não pagou nenhuma dívida, porque o Pimentel entrou com um processo na Suprema Corte. Então Seu Zema pegou o estado sem pagar a dívida. Aí começou a dizer que era competente e o Pimentel não era competente”, declarou Lula.
Nesta sexta-feira, Lula vai anunciar investimentos em obras de mobilidade em Contagem e Belo Horizonte. Durante a tarde, vai a inauguração de uma fábrica em Montes Claros. Esta é a quinta vez em 2025 que o presidente vai a Minas Gerais, estado considerado chave para as eleições.