Uma audiência pública requerida pela presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Bella Gonçalves (PSOL), e pela deputada Leninha, 1ª vice-presidenta da ALMG e presidente eleita do PT em Minas, vai entregar certidões de óbito revisadas para familiares de 63 pessoas que foram assassinadas pelo Estado Brasileiro durante a ditadura militar. A cerimônia será a primeira entrega coletiva de documentos revisados do país. Ela está marcada para esta quinta-feira (28/8), a partir das 16h, no Auditório José Alencar Gomes, na ALMG. 

Confira a lista com nomes de vítimas da ditadura cujas famílias confirmaram presença na 1ª Solenidade de Entrega das Certidões de Óbito Retificadas:

  • ADRIANO FONSECA FILHO, estudante e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.
  • ANTÔNIO CARLOS BICALHO LANA, estudante e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em São Paulo
  • ANTÔNIO JOAQUIM DE SOUZA MACHADO, advogado e militante da Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-Palmares). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão no Rio de Janeiro e segue desaparecido.
  • ARNALDO CARDOSO ROCHA, soldado e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em São Paulo.
  • CARLOS ALBERTO SOARES DE FREITAS, estudante e militante da Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-Palmares). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão no Rio de Janeiro e segue desaparecido.
  • CIRO FLAVIO SALAZAR E OLIVEIRA, estudante e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.
  • FLÁVIO FERREIRA DA SILVA, jornalista e militante da Ação Popular (AP) e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em Minas Gerais.
  • GILDO MACEDO LACERDA, estudante e militante da Ação Popular (AP) e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão em Pernambuco e segue desaparecido.
  • HELBER JOSÉ GOMES GOULART, datilógrafo, apontador, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em São Paulo.
  • HÉLCIO PEREIRA FORTES, estudante e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em São Paulo.
  • IDALÍSIO SOARES ARANHA FILHO, estudante e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.  
  • IVAN MOTA DIAS, estudante e militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.  
  • JOÃO BATISTA FRANCO DRUMMOND, economista e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em São Paulo.
  • JOSÉ CARLOS NOVAES MATA MACHADO, estudante e militante da Ação Popular (AP) e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira e foi morto pela repressão em Pernambuco.
  • JOSÉ JÚLIO DE ARAÚJO, bancário e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão em São Paulo e segue desaparecido.
  • OSWALDO ORLANDO DA COSTA, foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.
  • PAULO COSTA RIBEIRO, engenheiro e militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão no Rio de Janeiro e segue desaparecido.
  • PAULO ROBERTO PEREIRA MARQUES, bancário e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.
  • PEDRO ALEXANDRINO OLIVEIRA FILHO, estudante, bancário e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecido.
  • RAIMUNDO GONÇALVES DE FIGUEIREDO, bancário e militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão em Pernambuco e segue desaparecido.
  • WALKÍRIA AFONSO COSTA, professora, estudante e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na resistência contra a ditadura militar brasileira, foi vítima da repressão à Guerrilha do Araguaia e segue desaparecida.