Ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de BH, o arquiteto Leônidas Oliveira assumiu ontem a presidência interina da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), estatal ligada ao Ministério do Turismo. Próximo do ministro Marcelo Álvaro Antônio, Oliveira já vinha atuando na empresa como diretor de Gestão Interna desde janeiro.
Ele foi um dos mineiros levados da Prefeitura de Belo Horizonte para a gestão federal, ao lado do ex-secretário de Desenvolvimento Daniel Nepomuceno, hoje número 2 do ministério, e do ex-presidente da Belotur Aluizer Malab.
Oliveira assume em um momento delicado, após a exoneração da ex-presidente da Embratur por ter organizado um jantar com parlamentares de alto custo. Questionado, ele disse não saber os próximos passos: “Ainda não há definição sobre a presidência. A expectativa agora é, junto com a abertura dos céus para as companhias aéreas, a criação de áreas de diretrizes especiais, baixa de impostos sobre o querosene e a liberação de vistos que vão se estender a vários países".