Medidas

Sessão do Congresso Nacional é cancelada por risco de propagação do coronavírus

A medida foi tomada após pressão feita por deputados e senadores receosos com a propagação do coronavírus; mas reuniões individuais da Câmara e do Senado permanecem marcadas

Por Fransciny Alves
Publicado em 17 de março de 2020 | 11:22
 
 
 
normal

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou aos líderes do Legislativo o cancelamento da sessão do Congresso Nacional, marcada para essa terça-feira (17), que iria analisar vetos presidenciais. A medida foi tomada após pressão feita por deputados e senadores receosos com a propagação do coronavírus. 

Até agora, o senador Nelson Trad (PSD-MS) e o deputado Cezinha da Madureira (PSD-SP) receberam resultado positivo para o Covid-19. Vários parlamentares estão fazendo exames e esperam por resultados. Um deles é o mineiro Tiago Mitraud (Novo). Ele está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas da doença.

As sessões do Congresso podem reunir até 81 senadores e 513 deputados federais ao mesmo tempo no plenário da Câmara, que é um espaço fechado. Alguns políticos já estão evitando desembarcar na capital federal e a tendência é de esvaziamento das Casas Legislativas. 

Nove vetos constavam na pauta do Congresso Nacional nesta terça-feira (17). Entre eles, artigos do pacote anticrime. Outros projetos também seriam apreciados, como o polêmico Orçamento Impositivo.

Mas, as reuniões plenárias individuais do Senado e da Câmara permanecem marcadas para essa terça-feira. Somente os parlamentares com mais de 65 anos foram liberados de comparecem às sessões por fazerem parte do grupo de risco. 

Contudo, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), trabalham com alternativas para que votações pelo menos simbólicas sejam realizadas para votar propostas referentes ao coronavírus. 

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem 234 casos confirmados da doença, sendo 13 deles no Distrito Federal. Uma morte por conta desse novo vírus foi registrada em São Paulo. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!