Luto

Morre Clodesmidt Riani, ex-deputado mineiro preso durante o Regime Militar

Parlamentar participou de debates de temas importantes, como a criação do salário mínimo

Por O TEMPO
Publicado em 04 de abril de 2024 | 16:45
 
 
 
normal

O ex-deputado estadual de Minas Gerais Clodesmidt Riani faleceu nesta quinta-feira (4), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ele tinha 103 anos e faleceu por complicações após uma internação nos últimos quinze dias.

Natural de Rio Casca, ele se tornou líder sindical por influência de sua família e se destacou como representante dos trabalhadores da antiga Companhia Mineira de Eletricidade, em Juiz de Fora. Filiado ao PTB, foi eleito para a Assembleia Legislativa em 1954 e teve participação importantes em debates como a fixação do salário mínimo, entre outros temas de interesse das categorias profissionais. 

Foi cassado durante o regime militar em virtude de sua ligação com movimentos sindicais. Posteriormente teve o mandato retomado e filiou-se ao PMDB. 

Políticos, como a deputada federal Ana Pimentel (PT), lamentaram a morte de Riani. “Um companheiro que teve sua trajetória marcada por uma incansável atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores. Riani enfrentou repressão durante o regime militar, sendo uma das primeiras pessoas presas pelas autoridades. Foi sua coragem e dedicação que inspiraram as gerações a lutarem e defenderem os valores democráticos do país”, destacou.

Entidades sindicais como o Sinfazfisco-MG também se posicionaram. “Clodesmidt Riani deixará um legado imensurável para o movimento sindical, sendo lembrado por sua incansável luta em prol da justiça social e dos direitos dos trabalhadores”, divulgou o sindicato.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!