O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que a aprovação da reforma da Previdência é uma maneira de dar um sinal que “estamos fazendo o dever de casa” para a retomada de investimentos e o equilíbrio das contas públicas do país. Ao deixar o Palácio da Alvorada, nesta manhã, Bolsonaro comentou a aprovação em primeiro turno, nessa terça, no Senado, do texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma as aposentadorias.
De acordo com o presidente, é uma “reforma necessária”. “Não temos plano B, nem pra mim, nem pra ninguém. Os outros governos tentaram fazer e não conseguiram”, disse aos apoiadores que o aguardavam na saída do Alvorada. Ele deu declarações sobre o tema ao responder a uma pergunta de um representante de um canal no YouTube que fazia transmissão ao vivo em uma Live.
Bolsonaro declarou ainda que "gostaria de não ter de mexer muita coisa" mas que é necessário. Ele também afirmou que "a reforma da Previdência é necessária e, se não fizer, o Brasil quebra em dois anos".
Aprovação
Após quatro horas de sessão, o plenário do Senado aprovou a proposta por 56 votos a favor, 19 contra e nenhuma abstenção. Eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores mais um, para que a medida avançasse.
A PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno para ser promulgada. A partir daí, as novas regras de aposentadoria, pensões e auxílios passam a valer. A expectativa é que isso aconteça antes do dia 10 deste mês .