Corruptovírus

Organização cria site para colher denúncias de corrupção ligadas à pandemia

O instituto Não Aceito Corrupção lançou campanha em parceria com Ministério Público para apurar denúncias de irregularidades no uso de recursos destinado ao combate do coronavírus

Por Folhapress
Publicado em 28 de maio de 2020 | 16:55
 
 
 
normal

O Instituto Não Aceito Corrupção abriu uma página na internet para receber denúncias de irregularidades nos gastos públicos em tempos de pandemia. A iniciativa se chama Corruptovírus.

A organização civil sem fins lucrativos está agindo em parceria com o Ministério Público. Os dados coletados serão destinados diretamente aos promotores do órgão para que eles possam agir em casos de "falta de transparência e desvios de verbas".

As denúncias podem ser feitas no site do Insituto Não Aceito Corrupção. A página informa que o Inap não tem ligação com partidos e foi criada em 2015, em São Paulo, pelo promotor de Justiça Roberto Livianu, hoje presidente da organização. O Inap mantém outros cursos e projetos ligados ao combate à corrupção.

Na última terça-feira (26), por exemplo, a Polícia Federal deflagrou a operação Placebo, que envolveu irregularidades a montagem de hospitais de campanha.

O inquérito conduzido pela Procuradoria-Geral da República mirou a relação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, com o empresário Mário Peixoto, preso há duas semanas. Witzel afirma que a investigação é fruto de "perseguição política" conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por meio da Polícia Federal. As provas usadas pela PGR, contudo, têm como origem o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.

A Operação Placebo diz ter reunido provas indicando que o governador está no topo de uma organização que fraudou o orçamento até das caixas-d'água de hospitais de campanha no Rio.

Dados da investigação, enviados pelo Ministério Público Federal no Rio ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), afirmam que Witzel "tinha o comando" das ações para, supostamente, lesar a gestão das unidades de saúde.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!