EM BH

Passaporte da vacina: PSOL protocola na CMBH pedido para que Kalil adote medida

Nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendou por boletim a adoção do passaporte da vacina em todo território nacional

Por Franco Malheiro
Publicado em 01 de outubro de 2021 | 19:43
 
 
 
normal

A bancada do PSOL na Câmara Municipal de Belo Horizonte protocolou nesta sexta-feira (1°) indicação à prefeitura para que implemente, em BH, o passaporte da vacinação. O documento foi assinado pelas vereadoras Iza Lourença e Bella Gonçalves (PSOL).

De acordo com as parlamentares, a ideia é que as pessoas apresentem o certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS) para ter acesso a repartições públicas e eventos culturais, esportivos e artísticos como academias, cinemas, teatros e locais de visitação turística. 

“Claro que essa medida não é efetiva por si só, é preciso manter os outros cuidados sanitários. A pandemia não acabou e o esquema vacinal da população não está completo. Além disso, a vacinação diminui o risco de contágio e propagação, mas não exclui a possibilidade”, pontuou a vereadora Iza Lourença. 

A comprovação de imunização já é utilizada em alguns casos, como a vacina de febre amarela ou mesmo para a matrícula escolar das crianças. 

Nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendou por boletim a adoção do passaporte da vacina em todo território nacional.

 A recomendação veio no dia seguinte ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, restabelecer o decreto da prefeitura do Rio de Janeiro que exige a apresentação da comprovação de vacinação para acessar locais fechados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!