CAFÉ COM POLÍTICA

‘Pior lei da história de Minas Gerais’, diz Professor Cleiton sobre o RRF

Deputado avalia que soluções alternativas ao regime dependem de vontade política que, na opinião dele, falta ao governador Zema

Por Redação O TEMPO
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 10:30
 
 
 
normal

O deputado estadual Professor Cleiton (PV) classificou o projeto que trata do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) como a “pior lei da história de Minas Gerais”. Em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, nesta quarta-feira (1º), ele mencionou que o plano apresentado pelo governador Romeu Zema (Novo) ao Tesouro Nacional para quitar a dívida de quase R$ 160 bilhões que Minas tem com a União “resolve o problema do governo, mas não resolve o problema do Estado”.

Ele ainda comentou as falas do vice-governador Mateus Simões (Novo) sobre o tema, que se mostrou confiante na aprovação da proposta que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na avaliação do parlamentar, não há motivos para entusiasmo, já que as restrições impostas pelo RRF teriam grande impacto nas atividades dos deputados.

“Nós estamos falando de deputados que são municipalistas e que precisam atender às suas bases, atender os seus prefeitos com emendas que são importantes inclusive na questão da infraestrutura, e isso vai estar comprometido (...) Como você vai debater e discutir com um governo que diz que trabalha às claras, que se diz transparente, mas essa transparência não existe”, explicou Professor Cleiton.

O parlamentar ainda argumentou que há alternativas para contornar a atual situação fiscal do Estado, mas destacou que todas elas passam pelo interesse político, o que, segundo ele, não está no radar do governador Zema.

“Existem outras soluções, e essa solução não é jurídica, ela é política, nós precisamos de um líder, de um verdadeiro estadista, que nesse momento abra mão das suas questões partidárias, ideológicas, eleitoreiras e tenha a humildade de sentar com o presidente da República e encontrar uma alternativa para os problemas que o Estado enfrenta hoje”, disse ele.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!