Após denúncias das deputadas Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna (PV) e das vereadoras de Belo Horizonte Cida Falabella (PSOL) e Iza Lourença (PSOL), a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as ameaças de violência às parlamentares. Sem citá-las, a informação foi divulgada nessa sexta-feira (25/8) em nota conjunta com a Polícia Militar e o governo de Minas Gerais.
As investigações serão conduzidas pelas delegacias especializadas de Investigação de Crimes Cibernéticos, de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e de Atendimento à Mulher. “As primeiras providências já foram adotadas, com o objetivo de preservar dados e garantir as informações necessárias para identificação dos responsáveis e responsabilização criminal dos envolvidos”, aponta a nota conjunta.
De acordo com o Palácio Tiradentes, a Polícia Militar fará a escolta das parlamentares de “forma ostensiva, com policiais devidamente fardados, por um período determinado”. “Ao término deste prazo, será feita nova avaliação sobre a continuidade da escolta. O governo de Minas tem como prioridade a proteção dos mineiros, incluindo os representantes da população democraticamente eleitos”, conclui.
Ainda nessa sexta, o governador Romeu Zema (Novo) foi a uma rede social para informar que havia determinado às forças de segurança proteção às deputadas e vereadoras ameaçadas e investigação para encontrar os responsáveis. “Divergências políticas são resolvidas com diálogo, nunca na violência. Minha solidariedade às parlamentares mineiras diante das gravíssimas ameaças”, se manifestou.
Determinei às Forças de Segurança proteção às deputadas e vereadoras ameaçadas e investigação pra encontrar os responsáveis. Divergências políticas são resolvidas com diálogo, nunca na violência. Minha solidariedade às parlamentares Mineiras diante das gravíssimas ameaças.
— Romeu Zema (@RomeuZema) August 26, 2023
O secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN), que, a propósito, é deputado estadual licenciado, adiantou que a Polícia Civil trabalha para “encontrar e responsabilizar os culpados”. “Toda a minha solidariedade às deputadas e vereadoras que foram ameaçadas e brutalmente atacadas na internet nos últimos dias”, disse Valadares.
Na última quinta (24/8), Lohanna denunciou à Polícia Militar ameaças de morte e estupro recebidas no e-mail institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em nota, a deputada informou que as intimidações relatam “invadir sua residência, dar um tiro na cabeça da deputada ‘para estragar o velório’ e ‘metralhar sua equipe’, entre outras ameaças”.
Há cerca de dez dias, Cida e Iza já haviam levado até à Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos ameaças de estupro que sofreram por e-mail. A mensagem, que tinha como título “estupro corretivo funciona”, narra, com detalhes, uma cena de violência sexual e termina dizendo que o autor poderia ir à casa das vereadoras para “demonstrar como funciona” a prática criminosa.