Em um ano de eleições municipais, o PSDB tem chamado atenção nas redes sociais. Tradicionalmente conhecido por sua postura discreta, a sigla adotou postagens cômicas, memes e vídeos curtos. Também passou a se posicionar com mais veemência diante de assuntos polêmicos ou de grande repercussão, além de ter criado o personagem do “estagiário”.

A mudança começou em agosto de 2019, quando o ex-ministro e ex-deputado federal Bruno Araújo assumiu a presidência do PSDB. Foi após sua posse que o partido reeditou sua política editorial e definiu um nova forma de comunicação.

“O PSDB está se reposicionando nas redes sociais com uma linguagem moderna e com criatividade. São seis meses de trabalho com uma equipe jovem e comprometida”, informou Bruno Araújo por meio de nota. Ainda de acordo com ele, a agremiação voltou a ter relevância nas redes. “Estamos vivos e vamos crescer muito mais”, assegurou.

O presidente do PSDB também enumerou as diretrizes do novo modelo de comunicação: “Críticas ao petismo e à esquerda, críticas ao que é indefensável no bolsonarismo, críticas ao que há em comum aos dois grupos, elogios aos que apoiamos no governo e combate às fake news”.

Todas essas normas constam em um documento de reposicionamento do PSDB nas redes – em que o partido também define sua linha editorial e enumera seus concorrentes: o Movimento Brasil Livre (MBL), o Partido Novo e o apresentador da Rede Globo e possível presidenciável em 2022 Luciano Huck.

Um dos responsáveis pela nova estratégia de comunicação é o cientista político Vitor Diniz. Ele explica que, apesar de a mudança ter sido iniciada no ano passado, o crescimento das redes do PSDB deu um salto nos últimos dias. “Entre o dia 1° e 22 de janeiro, as redes sociais tiveram um aumento de visitas de 990%”, afirma.

Atualmente, o partido está presente no Twitter, no Facebook, no Spotify, no TikTok e no YouTube, além de utilizar o WhatsApp e o envio de e-mails como meios de comunicação. 

Ainda segundo Diniz, não houve qualquer mudança nas posições do partido, mas um entendimento de que era preciso adotar outra linguagem. “Sempre houve uma crítica de que o PSDB era um partido que ficava em cima do muro. Então, decidimos adotar um posicionamento mais firme e desmentir essa lenda”, explicou.

Avaliação positiva.

Presidente do PSDB em Minas, o deputado federal Paulo Abi-Ackel diz que a sigla precisou se reposicionar após as recentes mudanças políticas no país, entre elas o desgaste da esquerda, o surgimento do Novo, o fenômeno Bolsonaro e a ascensão da extrema direita.

Para ele, os candidatos tucanos devem se apresentar como uma alternativa em outubro: “O Bruno Araújo trouxe um posicionamento mais moderno para o PSDB, voltado à reconstrução da imagem do partido. Acho que temos que ter o atrevimento e a ousadia de nos mostrarmos como partido de centro, avesso aos radicalismos”.

Tática

Um vídeo do PSDB divulgado via aplicativo TikTok rendeu mais de 3.500 comentários em menos de 48 horas no Twitter, quando a média da maioria das postagens não chega a 50. Já o número de curtidas chegou a quase 500.

A postagem trazia uma provocação: “PSDB e PT são iguais?”. Na gravação, uma mulher negra responde com gestos e mímicas a perguntas como: se o PSDB é “isentão”, se defende a ditadura e se é a favor das reformas.

Outra publicação que também causou polêmica foi quando da indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar de melhor documentário. Na ocasião, o partido publicou: “Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por ‘Democracia em Vertigem’”. A postagem gerou 9.300 comentários, 9.100 curtidas e 1.100 republicações no Twitter.

Personagem

Uma das apostas recentes do PSDB foi a criação de um personagem. Segundo Vitor Diniz, um dos responsáveis pela comunicação da sigla, a figura do “estagiário” surgiu em setembro de 2019 para “falar o que o PSDB não dizia”.

O “estagiário” faz postagens todas as quintas-feiras no Twitter. Além disso, tem um programa semanal no Spotify chamado #FalaEstagiário, em que um jovem piauiense fala de maneira crítica e debochada sobre temas em voga na política brasileira. E, segundo Diniz, em breve o personagem ganhará um canal no YouTube.