O diretório estadual do PT em Minas Gerais soltou uma nota na noite desta sexta-feira (13) em que reafirma o apoio do partido à pré-candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Embora não cite nomes, O TEMPO apurou que o documento é um recado ao ex-governador Fernando Pimentel (PT) e ao deputado estadual Virgílio Guimarães. 

Nos bastidores, os dois têm defendido que o partido aceite apoiar Alexandre Kalil a governador mesmo que o senador na chapa seja Alexandre Silveira (PSD).

Virgílio Guimarães, por exemplo, tem o desejo de ser suplente de Silveira e esteve publicamente com o senador nesta sexta-feira (13) na ExpoCurvelo, na região Central, que se transformou em um evento de pré-campanha.

Na nota, o PT de Minas afirma que lançou a pré-candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado no evento na última segunda-feira (9) que contou com a presença do ex-presidente Lula.

“O PT-MG ressalta que nenhum filiado está autorizado a apoiar outra candidatura ao Senado ou negociar apoio em nome do partido. Todas as decisões relativas a candidaturas ou alianças sempre são tomadas de forma coletiva pelos membros da Direção Executiva, seguindo o que determina o estatuto do Partido dos Trabalhadores”, diz a nota do PT.

“A prioridade para 2022 em Minas é eleger Lula presidente, Reginaldo senador, derrotar Zema e eleger uma bancada forte de deputados e deputadas. É uma construção coletiva que visa o melhor para o país, sem espaço para projetos e interesses individuais”, conclui o texto.

Apesar da nota do PT, no evento com Lula em Belo Horizonte, Reginaldo Lopes foi anunciado como líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados e não como pré-candidato ao Senado.

Além disso, Lula não mencionou a pré-candidatura em seu discurso. Reginaldo Lopes comentou a postura de Lula em entrevista à rádio Super 91,7 FM . "O presidente Lula é um grande amigo e desde o ano passado ele me pediu para que eu percoresse Minas Gerais e dialogar com a nossa gente. E ao mesmo tempo me convocou para ser o candidato ao Senado. O único Estado do país que o presidente Lula gravou foi com a nossa candidatura. Hoje eu participo da coordenação nacional da campanha dele e sou líder da bancada na Câmara dos Deputados", afirmou

Confira a fala de Reginaldo Lopes: